Menu Fechar

Nosso Fundador

Wilson Pimentel de Ulhôa, conhecido socialmente como Tio Ulhôa, filho de Abel Pimentel de Ulhôa e Deolinda Gonçalves Pimentel, nasceu na cidade de Paracatu, Minas Gerais, no dia 05 de dezembro de 1937, atualmente com 85 anos de idade. Na cidade de Paracatu, iniciou sua caminhada religiosa e sua formação acadêmica onde cursou o Ensino Fundamental e concluiu do Ensino Médio, antes de vir morar em Brasília.

Filho de uma prole de 07 irmãos, sendo 04 homens e 03 mulheres, hoje, com 04 irmãos falecidos. Veio para Brasília em 1961, com 24 anos, e atuou como catequista na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Taguatinga Sul. Em Brasília, iniciou sua carreira profissional na Sociedade de Abastecimento de Brasília- SAB/GDF, empresa criada em 1962, para suprir o mercado varejista do Distrito Federal. Nessa empresa, Tio Ulhôa iniciou suas atividades laborais, atuando nos serviços gerais e lá fez carreira, chegando a ocupar uma função administrativa no escritório da empresa, após conclusão do Curso Superior pela Universidade Católica de Brasília. Nessa única empresa permaneceu trabalhando até a sua aposentadoria.

Idealizador e um dos fundadores do Movimento JOIA, juntamente com duas catequistas chamadas Francisca, perceberam a necessidade de continuar o projeto de evangelização com jovens e adultos, após a conclusão das atividades da catequese. A ideia de criação do grupo foi fortalecida pela Irmã consagrada Celina (in memoriam) e a primeira reunião aconteceu em 24 de setembro de 1972, na cidade de Taguatinga Sul, em uma sala cedida no lar dos velhinhos São Vicente de Paulo.

Os integrantes também se reuniram em outros espaços nas imediações da igreja e região. Sob a coordenação de Vilson Marcos, sugeriu uma denominação para o grupo jovem que e foi aprovado o nome JOIA, que significa Jovens Organizando e Instituindo o Amor. A ideia da realização dos encontros no JOIA, surgiu por intermédio do então coordenador e primeiro presidente do grupo na ocasião, Jorge, que fez o VII Eureka. Posteriormente, a convite dele, outras pessoas (Valtair, José Antônio, Jonas, Célio, Pinheiro e Ulhôa) fizeram o IX Eureka. A partir daí, surgiu o primeiro encontro JOIA, em 1977.

Na ocasião, também foi criado o hino do JOIA pelo Ribeiro e Paulinho e o primeiro jornal com as notícias do grupo, editado por Reynaldo (Guido), extinto nos dias atuais.

O Movimento Jovens Organizando e Instituindo o Amor – JOIA, é uma organização religiosa, privada, de fiéis católicos, apostólicos, romanos, sediada em Brasília-DF, constituída por tempo indeterminado, sem fins lucrativos e subordinada à Mitra Arquidiocesana de Brasília, localizada no Setor de Mansões de Taguatinga, em sede própria, na área pastoral da Paróquia Imaculada Conceição de Maria.
Tio Ulhôa atualmente é o único membro ativo e perseverante nas atividades do JOIA, membro assíduo do Subgrupo JAED, há 46 anos. Toda semana ele se encontra com os demais integrantes do Subgrupo JAED para evangelizar os jovens encarcerados na Unidade de Internação de Saída Sistemática (UNISS), às quartas-feiras, e na Unidade de Internação do Recanto da Emas (UNIRE), aos sábados, ambas sediadas no Recanto das Emas, mostrando que não há barreiras ou grades que Jesus não possa libertar.

Participa ainda das reuniões do grupão que acontecem aos sábados, na sede, da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento, na 606, no Santuário do Santíssimo Sacramento na L2 sul, todo dia 02 de cada mês, além da participação dos terços em família do JOIA. Todos os anos, ele acompanha a confecção do quadro do tapete de Corpus Christi, bem como da Celebração da Festa pela Arquidiocese nas Esplanadas dos Ministérios, bem como da Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e da Arquidiocese de Brasília.

As atitudes de amor, de oração, de caridade e perseverança do Tio Ulhôa frente às atividades e missão evangelizadora do Movimento JOIA, instiga os joístas a viverem a plenitude da missão no apostolado de ir ao encontro dos irmãos pelo gesto do amor, serviço e doação. Seu gesto altruísta nos motiva a ausência do egoísmo, anulando os seus próprios interesses na ação de amar o próximo com desprendimento, sem esperar nada em troca. Viver à luz do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Mateus, é voltar para nossas ações de amor e serviço aos outros, princípio fundamental sobre o nosso serviço e realização da obra de Cristo, servindo aos necessitados carentes de toda assistência, principalmente espiritual.

As ações desenvolvidas pelos subgrupos Menor, Saúde, JAED e Renascer, sustentam e respaldam a existência do Movimento JOIA, ancorados na vivência da fé, no carisma, na unidade e comunhão fraterna e, sobretudo, na prática do bem comum e fraternidade a exemplo da igreja sinodal, que caminha juntos, com os olhos na fé e com o coração em Deus.