Menu Fechar

Nossa História

O Movimento Jovens Organizando e Instituindo o Amor – JOIA, é uma organização religiosa, privada, de fiéis católicos, apostólicos, romanos, sediada em Brasília-DF, constituída por tempo indeterminado, sem fins lucrativos e subordinada à Mitra Arquidiocesana de Brasília.

Entre os anos de 1969 e 1972, iniciou-se a criação de comunidades jovens na igreja católica. Isso tudo começou em razão do Concílio Vaticano II, que pôs fim à missa em latim. A língua permitiu uma riqueza culta dentro da igreja, mas deixava as pessoas de fora, já que as pessoas não a compreendiam.

No intuito de levar os jovens para dentro da igreja, aqui em nossa diocese, especificamente, no Vicariato Sul, em Taguatinga, surgiram as primeiras comunidades jovens. No plano piloto, na igreja Bom Jesus, em 1972, Dom Ávila fundou o Movimento Eureka.

Com o objetivo de dar continuidade à evangelização dos jovens após a conclusão da catequese, duas catequistas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, chamadas Francisca, juntamente com o tio Ulhôa idealizaram a criação de um grupo jovem, que foi fortalecido pela Irmã Celina (in memoriam), em 1972.

Nesse sentido, a ideia da criação do grupo foi amadurecida no dia 24 de setembro de 1972, domingo, às 12h, onde ocorreu a primeira reunião do grupo jovem da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, realizada no Lar dos Velhinhos de Taguatinga Sul, com o apoio da Irmã Celina, religiosa consagrada, tendo como objetivo evangelizar jovens e adultos.

O grupo foi coordenado inicialmente por Francisca, uma das catequistas que propuseram a criação do grupo. Com o ingresso do Irmão André, da Congregação Marista, as reuniões passaram a ser realizadas no Colégio Marista em Taguatinga, sob as orientações da Irmã Celina. As reuniões ocorreram, também, nos Centros de Ensino 01 e 02, no Centro de Ensino 09 e em um salão cedido pelos padres da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Sob a coordenação de Vilson Marcos, propôs-se uma denominação para o grupo e foi escolhido o nome JOIA – Jovens Organizando e Instituindo o Amor.

Anos mais tarde, surgiu a ideia da realização dos Encontros JOIA, que aconteceu após, o então coordenador e primeiro presidente do Movimento JOIA, Jorge, ter feito o VII Eureka em março de 1977. Esse encontro que serviu como fonte de inspiração para os primeiros encontros JOIA. EUREKA (palavra grega que significa “ACHEI ENCONTREI”). A convite do Jorge, outras pessoas (Valtair, José Antônio, Jonas, Célio, Pinheiro e Ulhôa) fizeram o IX Eureka. A partir daí, o primeiro encontro masculino do Movimento JOIA ocorreu em junho de 1977 e o primeiro encontro feminino, em janeiro de 1978.

Nesse mesmo período foi criado o hino do JOIA pelos joístas Ribeiro e Paulinho e, também, o primeiro jornal com as notícias do JOIA, editado por Reynaldo (Guido). O jornal foi denominado de KAKO, tempos depois chamado simplesmente Boletim Informativo, extinto nos dias atuais.

Durante muitos anos, o JOIA contou com a Direção Espiritual dos Monsenhores da Nunciatura Apostólica do Brasil.

Inspirados na Palavra de Cristo, o Movimento JOIA é dividido em Subgrupos, que têm por objetivo promover ações pastorais e evangelizadoras no âmbito da pastoral em que se inserem, seja através de cursos de formação, seja por meio de visitas em diferentes espaços sociais, anunciando a Palavra de Deus.

“… porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. Perguntar-lhe-ão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’ Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes teus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.” (Mt, 25, 35-38)

Atualmente, existem 4 subgrupos:

  • SAÚDE – Realiza visitas aos enfermos no HRT
  • RENASCER – Visita idosos em asilos de Taguatinga
  • JAED – Jovens Ajudando na Evangelização dos menores infratores – Visitas aos Irmãos Encarcerados nas unidades, Uniss e Unire
  • MENOR – Meninos e Meninas Encontrando Novos Rumos – 14 a 18 anos
O Movimento JOIA tem como objetivo a participação ativa nas diversas pastorais da Igreja em Brasília, bem como a realização de atividades de promoção humana e de evangelização de jovens e adultos, por intermédio de encontros de conversão e princípios da fé.

Como Movimento Arquidiocesano, o JOIA participa de diversas atividades, entre elas:
  • Festa de Corpus Christi – Confecção do tapete
  • Festa de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil e de Brasília
  • Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento – Santuário do Santíssimo Sacramento, no SGAS Quadra 606 (Avenida L2 Sul), todo dia 2 de cada mês, das 20h às 22h
Hoje o Movimento JOIA realiza seu carisma que é EVANGELIZAR, e busca atingir o seu objetivo por meio das seguintes ações:
  1. Reuniões semanais
  2. Atuação pastoral por meio de subgrupos e equipes
  3. Curso JOIA, composto de três dias de encontro e de acompanhamento pósencontro
  4. Encontros do Subgrupo MENOR
  5. Encontrinhos de crianças
  6. Atividades determinadas pela Mitra Arquidiocesana
  7. 78º Encontros JOIA em Brasília
  8. A oração do Santo Terço aos domingos: somos a igreja que ora e intercede pelo próximo. A oração e intercessão são os pilares que sustentaram e sustentam o Movimento JOIA, ao longo desses mais de 50 anos de história, sob a proteção da Imaculada Conceição de Maria, padroeira do Movimento JOIA
  9. Outras atividades eclesiais
    Missões do JOIA em outros estados:
     Encontros JOIA em Montalvânia (MG);
     Encontro JOIA de um dia em Patrocínio (MG);
     Encontros JOIA no Rio de Janeiro
Assim, nesses mais de 51 anos de trabalho e amor a Cristo, por meio de sua Ação Evangelizadora, milhares de pessoas já fizeram os encontros promovidos pelo Movimento. Hoje participam do JOIA jovens em idade e espírito, solteiros, noivos, casados, pais e filhos. Todos comungando do mesmo objetivo: Evangelizar.