História do Movimento JOIA

Em 1972, três catequistas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima localizada em Taguatinga Sul - DF, Wilson (Ulhôa) e duas Franciscas, identificaram a necessidade de se criar alguma atividade envolvendo todos os jovens da Paróquia.

Até então, observava-se uma maior participação dos catequistas, de modo que havia uma preocupação quanto à possibilidade de dispersão dos demais jovens, em virtude da inexistência de atividades que os envolvessem. Diante da situação, pensou-se na criação de um grupo jovem com o desenvolvimento de diversos trabalhos, proporcionando a atuação de todos os integrantes.

A ideia da criação do grupo foi amadurecida e no dia 24 de setembro de 1972, domingo, às 12h, com o apoio de uma religiosa consagrada chamada Irmã Celina, ocorreu a primeira reunião do grupo jovem da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com o objetivo de evangelizar jovens e adultos, realizada no Lar dos Velhinhos de Taguatinga Sul.

O grupo foi coordenado inicialmente pela Francisca, uma das catequistas que propôs a sua criação. Com o ingresso do Irmão André, pertencente à Congregação Marista, as reuniões passaram a ser realizadas no Colégio Marista em Taguatinga, sempre com orientações da Irmã Celina. As reuniões ocorreram ainda nos Centros de Ensino 01 e 02, no Centro de Ensino 09 e em um salão cedido pelos padres da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Todos localizados em Taguatinga. Sob a coordenação de Vilson Marcos, propôs-se uma denominação para o grupo que, pela maioria, foi escolhido o nome JOIA - Jovens Organizando e Instituindo Amor.

Anos mais tarde, o então coordenador do grupo, Jorge, fez o VII Eureka. Posteriormente, a convite dele, outras pessoas (Valtair, José Antônio, Jonas, Célio, Pinheiro e Ulhôa) fizeram o IX Eureka. A partir daí, surgiu a ideia da realização dos encontros no JOIA.

Também foi criado o hino do JOIA pelo Ribeiro e Paulinho e o primeiro jornal com as notícias do grupo, editado por Reynaldo (Guido). O jornal foi denominado de KAKO e atualmente chama-se simplesmente Boletim Informativo.

Ações Evangelizadoras

O Movimento JOIA tem como objetivo a participação ativa nas diversas pastorais da Igreja em Brasília, bem como a realização de atividades de promoção humana e de evangelização de jovens e adultos, por intermédio de encontros de conversão e princípios da fé.

Em todos esses anos de trabalho e amor a Cristo, milhares de pessoas já fizeram os encontros promovidos pelo Movimento.Participam do JOIA jovens em idade e espírito, solteiros, noivos, casados, pais e filhos. Todos comungando do mesmo objetivo: evangelizar.

Em todos esses anos foram realizados:

  •           3 Encontros JOIA em Montalvânia (MG);
  •           1 Encontro JOIA de um dia em Patrocínio (MG);
  •            67 Encontros JOIA Feminino e 67 Encontros JOIA Masculino em Brasília

Foram realizados, ainda:

  • 11 Encontros JOIA no Rio de Janeiro
  • 18 encontros do Subgrupo MENOR.

Subgrupos: trabalhos pastorais

Inspirados na Palavra de Cristo, os Subgrupos têm como objetivo realizar um trabalho de evangelização de pessoas, no âmbito da pastoral em que se inserem, seja através de encontros, seja por meio de visitas.

“... porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. Perguntar-lhe-ão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’ Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes teus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.” (Mt, 25, 35-38)

Atualmente, existem 4 subgrupos:

SAÚDE - Faz visitas aos enfermos no HRT

RENASCER - Visita idosos em asilos de Taguatinga e Samambaia

JAED - Jovens Ajudando na Evangelização dos Detentos

MENOR - Meninos e Meninas Encontrando Novos Rumos

Trabalhos Arquidiocesanos

Como Movimento Arquidiocesano, o JOIA participa de diversas atividades, entre elas:

Festa de Corpus Christi – Confecção do tapete, cordão de segurança em torno do “Papa-móvel”, que transporta o Santíssimo Sacramento, e distribuição dos folhetos para a Santa Missa, além da coleta.

Hallel de Brasília - Barracas e módulos de evangelização.

Festa de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil e de Brasília.

Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento - Santuário do Santíssimo Sacramento, no SGAS Quadra 606 (Avenida L2 Sul), todo dia 2 década mês, das 20:00 às 22:00.